Gestão de Resíduos

Para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade, a Avibras iniciou o projeto de Gestão Total de Resíduos com implantação da Central e Base de Resíduos, além da instalação de lixeiras para coleta seletiva de materiais recicláveis e não recicláveis.

O objetivo é reduzir a produção, realizar a comecialização dos materiais, evitar danos ambientais e à saúde pública, respeitar as legislações ambientais, eliminar desperdícios e custos, e aumentar a lucratividade dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

O Grupo Dutrafer, que está há 23 anos no mercado de gestão de resíduos industriais, é responsável pela implantação e pelo gerenciamento da Central de Resíduos da empresa. O projeto começou com a coleta seletiva de lixo e depois expandiu para a central de resíduos. Foram implantadas 14 ilhas de reciclagem distribuídas pela empresa, cada uma composta por três caçambas: papelão/plástico, cidro/metal e lixo comum.

Além das caçambas estacionárias, a Dutrafer disponibiliza veículos e equipamentos necessários às operações com os resíduos coletados. Também faz relatórios mensais, evidenciando o volume de resíduos transportados, reciclados e a sua destinação final aos estabelecimentos regularmente licenciados para a operação.

Consiência ambiental – A Avibras está realizando um estudo para a implantação da coleta seletiva nos escritórios. O objetivo é reduzir o lixo doméstico destinado ao aterro sanitário, incentivar a reciclagem e conscientizar os colaboradores sobre a sua importância não só para o meio ambiente, mas também para a sustentabilidade como um todo.

Fonte: Informativo “Nossa Gente” Avibrás – Ano 16 Nº103 – Setembro/Outubro de 2016


Veja também: